Boa noite, pessoal! No texto de hoje vamos falar um pouco sobre um dos tipos de evento que estamos abertos a receber na Fazenda: os eventos esportivos. Nessa categoria, consideramos todos aqueles eventos que possuem como objetivo principal a promoção de alguma atividade física, competitiva ou não. 

O que já realizamos

Na fazenda, recebemos esse ano um importante evento dessa área: o Bike Ride Extreme Fazenda das Aroeiras. Nesse dia, ciclistas de todas as idades e habilidades fizeram uma desafiante trilha, passando por terrenos da Fazenda e fora dela. Foram três percursos disponíveis para os participantes: o percurso leve (com 12km e elevação de 250m), o percurso bruto (com 27km e elevação de 640m) e o percurso extreme (com 47km e elevação de 1200m). Enquanto os participantes completavam o percurso, seus familiares aproveitaram o dia para passear pela Fazenda e se deliciar com uma tradicional comida mineira. 

Além disso,  já realizamos eventos de menor porte, entre família e amigos. Para esses, unimos grupos de pessoas interessadas em realizar a trilha pelo terreno da Fazenda, a pé ou a cavalo. Assim, guiados por pessoas que têm conhecimento da área, é possível desfrutar de um momento de lazer unindo atividade física e contato com a natureza. 

A importância do esporte

Já que estamos falando de eventos esportivos, achamos que seria legal falar um pouco também da importância da prática de atividades físicas e, mais especificamente, do esporte. O benefício básico de praticar essas atividades com regularidade é o seu impacto na nossa saúde e no nosso bem-estar. De acordo com o Ministério da Saúde, esses benefícios incluem: fortalecimento dos ossos e músculos; Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório; Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças; Melhora da saúde mental e do humor; Redução do estresse; Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue; Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar; Aumento da expectativa de vida; e  Melhora da qualidade do sono.

O esporte é também uma atividade física, mas vai além e traz a quem o pratica benefícios que são próprios dele. Segundo a UNESCO, o esporte pode ser definido como um fenômeno sociocultural essencial para que a juventude desenvolva uma vida saudável e para que a violência seja combatida em sociedade. Manoel Tubino, em seu livro “Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação”, acrescenta ainda que a prática do esporte reforça o desenvolvimento de valores e é direito de todos, possibilitando a formação e aproximação dos seres humanos. 

Assim, é com muito prazer que a Fazenda das Aroeiras apoia a realização de eventos esportivos no seu espaço, sejam eles de cunho competitivo ou voltados para o lazer. O importante é que cada vez mais pessoas tenham a oportunidade de ter contato com o esporte e experimentar os seus inúmeros benefícios. 

Para o próximo ano

Como contamos para vocês, esse ano realizamos apenas um evento esportivo de grande porte. Para o ano que vem, estamos animados e queremos realizar muitos mais! Na Fazenda, não temos ainda a estrutura específica para a prática de alguns esportes, mas, além da nossa trilha, temos uma ampla área verde, onde é possível realizar diversas atividades físicas, esportivas ou não. Se você tem uma ideia para um evento legal, converse com a gente. Vamos desenvolvê-la juntos!

Com esse convite, encerramos mais um texto aqui no blog: o último desse ano. Um ano muito marcante para nós da Fazenda das Aroeiras, no qual apresentamos nosso projeto social, inauguramos o nosso bistrô, realizamos nossos primeiros eventos abertos ao público e iniciamos a construção dos nossos chalés! Já alcançamos alguns dos nossos objetivos, mas ainda vem muita coisa boa por aí: contamos com vocês para nos apoiar ao longo dessa trajetória! Em janeiro voltamos com mais textos aqui no blog! Um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos!

Deixe uma resposta

seu endereço de e-mail não será publicado.

*